Atas de Reuniões

Seis estádios da Copa não têm rede de Wi-Fi

03/06/2014

BRASÍLIA - Os torcedores que forem assistir a abertura da Copa do Mundo no próximo dia 12, na arena São Paulo, poderão demorar um pouco mais de tempo para conseguir enviar suas fotos para as redes sociais, do que normalmente acontece. A principal razão, segundo o presidente-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, é porque não foi instalada uma rede Wi-Fi neste estádio, o que reforçaria as transmissões de dados.

Mas ele garantiu que os torcedores conseguirão tirar as fotos normalmente, “pode demorar um pouco mais naqueles (estádios) que não tem a rede Wi-Fi”, mas todos conseguirão. Levy explicou que as empresas de telecomunicações não conseguiram fechar contratos para a instalação de rede Wi-Fi em seis estádios, o que reduz a capacidade de conexões simultâneas de dados.

Enquanto o Maracanã, no Rio, contará com uma rede com capacidade de conexões simultâneas de 48 mil dados, ao mesmo tempo; na Arena Pernambuco, em Recife, ela será de 10 mil conexões. Os outros três estádios que não fecharam contratos com as empresas de telecomunicações foram o Mineirão, de Belo Horizonte; o Castelão, de Fortaleza; e a Arena da Baixada, em Curitiba.

Dois estádios, o Itaquerão e na Arena da Baixada, não vão ter uma boa cobertura em locais de deslocamento de torcedores, disse Eduardo Levy, porque houve uma demora na entrega das obras. Mas explicou que mesmo nestes estádios as empresas estão fazendo um reforço nos sinais externos para tentar melhorar este quadro. Enquanto o tempo necessário para a implantação dos equipamentos é de 150 dias, em Curitiba as empresas tiveram 71 dias e em São Paulo, 62 dias.

- Nestes dois estádios privilegiamos onde o torcedor estiver assistindo o jogo - disse ele.

Eduardo Levy disse que as operadoras - Claro, Oi, Nextel, Tim e Vivo - completaram nesta semana a instalação da rede de telecomunicações dentro dos 12 estádios da Copa. Foram instalados equipamentos, 164 mil metros de redes de fibras óticas e 3.724 antenas e serão oferecidos de 2G, 3G e 4G. Além de 1.014 antenas de Wi-Fi para reforçar as transmissões de dados. Segundo ele, as empresas investiram R$ 212 milhões na rede indoor e R$ 14 milhões em Wi-Fi.

Fonte: Mônica Tavares - O Gobo on - line

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